Medicina Dentária

A Medicina Dentária é a área da saúde que previne, diagnóstica e trata as doenças que afetam os dentes, as gengivas e a mucosa oral…

É uma especialidade que diz respeito ao diagnóstico e tratamento de todo o tipo de problemas biológicos, estruturais, funcionais e estéticos dos dentes e tecidos adjacentes, funcionando em interação e complementaridade com as restantes especialidades da área. É responsável pela restauração de dentes que apresentem lesões de cárie, alterações de forma ou coloração, pela resolução de fraturas restituindo a aparência original dos dentes, pelo branqueamento, pela prevenção de doenças afetas à saúde oral, pela manutenção, higiene oral…

Temos médicos/dentista que se dedicam em exclusividade a cada área específica de trabalho. Dentro dessas áreas destacam-se a endodontia, Cirurgia/Implantologia, Periodontologia e Higiene Oral Reabilitação Oral, Dentisteria Estética, Odontopediatria, Oclusão e Ortodontia.

Dr. Mauro Almeida

Dr. Mauro Almeida

Medicina Dentária

Especialidades da Medicina Dentária

  • Dentisteria

A Dentisteria é uma especialidade da Medicina Dentária responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento da cárie dentária, fraturas, branqueamento de dentes vitais e não vitais, encerramento de diastemas e alterações de forma restituindo desta forma a aparência original dos dentes.

 

  • Endodontia

A Endodontia é uma especialidade da Medicina Dentária responsável pelo tratamento e controlo das alterações da polpa dentária e dos tecidos que rodeiam a raiz do dente. A cárie dentária, o desgaste e os traumatismos são os principais tipos de lesões que podem afetar a polpa dentária.
Vulgarmente referido como “desvitalização”, o tratamento endodôntico consiste na remoção total da polpa dentária seguida de tratamento e obturação dos canais radiculares, o que permite preservar o dente na boca sendo por isso uma alternativa à sua extração.

 

  • Periodontologia

A Periodontologia é a especialidade da Medicina Dentária responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam a gengiva, o osso e o ligamento de suporte dos dentes. O depósito da placa bacteriana e tártaro na cavidade entre os dentes e a gengiva origina uma inflamação e sangramento da gengiva, dando origem a uma gengivite.
Esta patologia quando não é corretamente diagnostica e tratada, pode evoluir para uma periodontite, causando danos profundos ao nível do osso e ligamentos que servem de sustentação dos dentes.

 

  • Cirurgia Oral

A cirurgia oral é a especialidade da Medicina Dentária responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento cirúrgico de patologias, traumatismos e deformidades da cavidade oral e estruturas anexas.
Os atos cirúrgicos mais comuns são a extração de dentes cuja preservação na boca se torna inviável, remoção de dentes inclusos, vulgarmente conhecidos por “sisos”, gengivectomias, apicectomias, cirurgia corretiva das deformidades dos maxilares, patologias orais que afetam tanto os tecidos moles como duros, tais como quistos e tumores, entre outros.

 

  • Implantologia

A Implantologia é uma especialidade da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes de modo a reabilitar as ausências dentárias, permitindo ao paciente usufruir do conforto natural que os dentes oferecem, contrariamente às desconfortáveis e inestéticas próteses removíveis.
Os implantes são estruturas em titânio com capacidade de integração no tecido ósseo, dada a sua compatibilidade com o organismo humano, colocados na mandíbula e/ou maxila substituindo as raízes dos dentes perdidos e funcionam como pilares de suporte da futura prótese (coroas unitárias, pontes fixas ou removíveis, parciais ou totais). Outras vantagens dos implantes incluem a manutenção da estrutura óssea e estética facial perdida com a ausência de dentes, o restabelecimento da capacidade mastigatória, a manutenção dos dentes vizinhos, a melhoria da autoestima, entre outros.

 

  • Prostodontia

A Prostodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que – trabalhando em cooperação com outras especialidades tais como a Cirurgia Oral, Implantologia, Ortodontia, entre outras – é responsável pelo restabelecimento e manutenção das funções orais, nomeadamente a nível mastigatório, fonético e estético, através da reconstrução de dentes danificados ou em falta, com colocação de próteses dentárias unitárias, parciais ou totais, fixas ou removíveis.

 

  • Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento do mau posicionamento dentário e maxilar, de forma a obter uma posição correta e harmoniosa dos dentes.
Dependendo das más oclusões e da idade do paciente pode recorrer-se a diferentes tipos de aparelhos, tais como aparelhos removíveis e fixos.

Contactos

Ligue-nos

Departamento Médico
+351 236 244 901
+351 961 445 556
Departamento Técnico SST
+351 961 886 462

Onde nos encontrar

Edifício S
Nº 8, Alto da Granja, EN 237
Parque Ind. Manuel da Mota
3100-899 Pombal

 

Entre em Contacto

11 + 6 =