H.A.C.C.P- Segurança Alimentar

O sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) ou  APPCC (Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controlo) é um sistema que tem na sua base uma metodologia preventiva, com o objetivo de garantir a segurança e salubridade dos alimentos, evitando assim potenciais riscos para a saúde pública, através da eliminação ou redução dos perigos.

Aplica-se a todas as empresas do ramo alimentar, que se dediquem a qualquer fase de produção, transformação, armazenagem e /ou distribuição dos géneros alimentícios. 

Fale com os nossos Técnicos

É de extrema importância a sua aplicação, pois é uma mais valia no planeamento e controlo da documentação  na produção segura de alimentos, sendo que a metodologia HACCP se baseia no cumprimento dos requisitos estabelecidos no Regulamento (CE) n.º 852 de 2004 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de Abril e do CODEX Alimentarius.

Segundo a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), o sistema HACCP baseia-se na aplicação de princípios técnicos e científicos na produção dos géneros alimentícios desde “o prado até ao prato”. 

Na implementação deste sistema consideram-se os seguintes requisitos:

  1. Estruturas e Equipamentos 
  2. Plano de Higienização 
  3. Controlo de Pragas 
  4. Abastecimento de Água 
  5. Recolha de Resíduos 
  6. Materiais em contacto com os alimentos 
  7. Higiene Pessoal
  8. Formação 

Vantagens da sua implementação: cumprimento da legislação, aumento da qualidade e segurança dos produtos, otimização dos recursos técnicos e humanos e aumento da confiança do consumidor. 

Técnicos superiores de Segurança no Trabalho:

Aníbal Cardona

Liliana Loureiro

Médico do Trabalho:

Dr. Adelino Correira

Dr. José Carlos

Drª Laura Sincari

Enfermeiras:

Enfª Alice Silva

Enfª Ilda Lucas

Contactos

Onde nos encontrar

Rua José Santos Alves Nº3 R/C, 3100-480 Pombal

Peça um Orçamento

4 + 11 =