Terapia da Fala
Terapia da Fala atua na prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. Para além destas áreas, intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).
A Terapia da Fala pode ser indicada em indivíduos de todas as idades – recém-nascidos, crianças, jovens, adultos ou idosos – com ou sem patologias diagnosticadas, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida.
Dr. Emanuel Pedrosa
Terapeuta da Fala
Quando procurar a prestação de cuidados de saúde na área de Terapia da Fala?
Se o seu filho:
– tem mais de 2 anos e ainda não fala
– tem dificuldade em interagir com os outros
– tem dificuldade em se fazer perceber
– troca sons (na fala) ou letras (na escrita)
– tem dificuldade em compreender os outros
– fala muito alto e fica rouco com frequência
– gagueja ou faz esforço para falar
– tem problemas de audição e na fala – tem/teve uma alteração craniofacial (p.e. fenda labiopalatina) que trouxe consequências ao nível da fala e/ou deglutição
– está a fazer tratamento ortodôntico e precisa de treinar a fala e/ou a motricidade oral
– está impedido de falar e precisa de outra forma de comunicação temporária ou definitiva
Se é jovem, adulto ou idoso:
– gostaria de melhorar a forma como comunica
– gagueja e considera isso um problema – fica rouco ou tem dificuldades em projetar a sua voz
– teve um problema de saúde (p.e. AVC) e não consegue falar corretamente ou compreender bem o que lhe dizem
– fez uma cirurgia (ou teve um acidente) que trouxe consequências ao nível a fala ou da deglutição
– tem uma doença degenerativa e quer encontrar soluções para o futuro ao nível da comunicação e deglutição
– quer fazer um rastreio e/ou prevenir problemas de comunicação e/ou deglutição
Contactos
Ligue-nos
Departamento Médico
+351 236 244 901
+351 961 445 556
Departamento Técnico SST
+351 961 886 462
Onde nos encontrar
Edifício S
Nº 8, Alto da Granja, EN 237
Parque Ind. Manuel da Mota
3100-899 Pombal